Facebooklinkedin

Desde 1950, funcionou no Hospital Santa Cruz, um Serviço de Cirurgia Plástica, que teve como responsáveis, o Prof.Antonio Prudente e mais tarde, o Dr.Roberto Barjas Millan.

Em 1971, a convite do Superintendente do Hospital Santa Cruz, o Dr. José Marcos Mélega estrutura um Serviço de Cirurgia Plástica, a partir do que já existia ali desde 1950.

Em 1985, é organizada a Residência de Cirurgia Plástica do Hospital Santa Cruz e credenciada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

No ano de 1986, amigos e parentes do falecido Prof. Henrique Mélega criam a Associação Beneficente Professor Henrique Mélega, com o objetivo de erguer um prédio anexo ao Hospital Santa Cruz, em área cedida por comodato pelo próprio hospital. Após uma campanha para arrecadação de fundos de iniciativa privada e governamental o prédio é concluído em 1994, passando a se chamar Instituto de Cirurgia Plástica Santa Cruz.

O Instituto está voltado para o atendimento de pacientes de qualquer faixa sócio-econômica, dispondo de todas as sub-especialidades da Cirurgia Plástica. Funcionando como centro de ensino da Cirurgia Plástica o Instituto dispõe de uma vasta biblioteca com as publicações mais importantes da área, auditório para conferências, moderno laboratório para pesquisas experimentais e treino em microcirurgia.

Nos últimos anos, o serviço de residência do Instituto recebeu vários prêmios da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica devido à qualidade de seu ensino.

A produção científica do instituto também é importante, com diversos trabalhos e livros publicados anualmente pelos médicos e residentes do serviço.